Nosso Time

Andréa Maranhão

Andrea MARANHÃO | Associated Professor | PhD | University of Brasília, Brasília | UnB | Department of Cell Biology | Research profile

Professora Titular da Universidade de Brasília, Departamento de Biologia Celular do Instituto de Biologia. Membro do Grupo Assessor Especial (GAE) da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atuou como pesquisadora visitante sênior da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará. Na Universidade de Brasília já foi Chefe do Departamento de Biologia Celular, Vice- Diretora e Diretora do Instituto de Ciências Biológicas, além de coordenara do PPG em Ciências Biológicas (Biologia Molecular). Tem experiência na área de Imunologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: phage display, humanização de anticorpos, engenharia de anticorpos, expressão heteróloga em bactérias, leveduras e células de mamífero e mais recentemente no desenvolvimento envolvendo terapias celulares com células CAR-T.

Daniel Gularte –

Pesquisador acadêmico, Professor e Produtor cultural da linguagem dos jogos. Historiador e Curador do Museu Bojogá de Jogos Eletrônicos no Ceará. Trabalha com a preservação da memória e linguagem cultural dos games pelo retrogaming. Desenvolve projetos de parcerias na linguagem dos jogos com empresas, governo, escolas e ONGs. Pesquisa sobre a linguagem da cultura digital e suas manifestações pelos dos jogos, através de curadorias, exposições, formação e fruição. Publicou livros na área de gamecultura e realiza projetos e pesquisas na linguagem dos jogos, eventos de inclusão e transformação digital com os games.

Gilvan Pessoa Furtado –

Bacharel em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2007), com Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Atuou como bolsista de pós-doutorado (2014) na mesma instituição. Possui experiência nas áreas de bioquímica e biologia molecular, com ênfase na área de engenharia de proteínas e estudos proteômicos. Trabalhou com evolução dirigida de proteínas, criação de enzimas quiméricas multifuncionais, prospecção de ligantes via phage display e análise proteômica em larga-escala. Atualmente é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará (Fiocruz-Ceará) com interesse no desenvolvimento de anticorpos com ação terapêutica.

Marcelo de Macedo Brigido –

Possui graduação em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1992), tendo passado um período na Tufts University (Boston, EUA). Coordena o Laboratório de Desenvolvimento e Inovação em Anticorpos e Imunoterápicos da UnB. Atualmente é professor Titular livre da Universidade de Brasília e representante do Instituto de Biologia no Conselho Universitário, e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Biodiversidade. Têm experiencia nas áreas de Bioquímica, Genética e Imunologia, com ênfase em Biologia Molecular e Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: anticorpos recombinantes, genômica & transcritômica, expressão heteróloga e phage-display. 

Marcos Roberto Lourenzoni – 

Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Química pela Universidade de São Paulo (2000), doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (2005) e MBA em Gestão Empresarial pela Instituição Toledo de Ensino (2007). Tem experiência em pesquisas na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Simulação molecular, Dinâmica Molecular, Monte Carlo, Inteligência Artificial e Algoritmos Genéticos. Interesse especial em estudos de moléculas biológicas, interfaces como modelos de membranas biológicas, enzimas e minianticorpos. Em empresas, possui experiência em desenvolvimento de software de para evolução de proteínas (enzimas e anticorpos), gestão de projetos inovadores em biotecnologia e gestão de empresa de base tecnológica.

Martín Hernan Bonamino

Martin Bonamino

Pesquisador do Instituto Nacional de Câncer (INCA – RJ) e Especialista em Ciência e Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz – RJ), onde participa da coordenação da Rede FioCâncer. Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Medica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). É bolsista Cientista do Nosso Estado (CNE) da FAPERJ, membro da câmara técnica de trabalho da ANVISA para Terapias Avançadas, do Global Outreach Committee da American Society of Gene & Cell Therapy e do South and Central America Legal and Regulatory Affairs Committee da International Society for Cell and Gene Therapy.  

 

Acesse o Curriculum Lattes dos Pesquisadores:

http://lattes.cnpq.br/8384701448041017

http://lattes.cnpq.br/0578253829444920

http://lattes.cnpq.br/6789231663019357 

http://lattes.cnpq.br/4259673144880085

http://lattes.cnpq.br/1350673719062370

http://lattes.cnpq.br/2482060270236527